domingo, 4 de abril de 2010

Terá sido Scolari o nosso Mandela?

















Mandela, disposto a perdoar parte da África-do-Sul, une um povo usando o desporto. Faz esquecer o apartheid, uniu pretos e brancos, criou uma nação que não existia, a nação do arco-íris.
Ver o filme invictus foi a minha maneira de contactar com esta história, emocionante mas também engenhosa. Vermos como Mandela agarra a oportunidade de unir o seu povo e faz todos os possíveis para concretizar o seu plano. Um filme emocionante, que nos marca e mostra novas maneiras de pensar.
Enquanto via o filme não pude deixar de encontrar semelhanças com Luiz Felipe Scolari, ex-seleccionador de Portugal. Não foi ele afinal que fez com que meio Portugal pusesse bandeiras à janela e se orgulhasse novamente de ser português? Lembro-me dos tempos pré-Scolari em que a selecção era apenas mais uma equipa de futebol para muitas pessoas, algumas mal sabiam o hino ou não o respeitavam como agora, estávamos um pouco fragmentados. Veio Scolari e durante um tempo fomos um povo orgulhoso do seu país, da sua nacionalidade, com orgulho na bandeira.
É claro que não podemos comparar um ao outro mas Scolari teve um pouco do, vamos chamar-lhe "efeito Mandela", em Portugal, voltou-nos a unir, um país dividido por clubes, partidos, regiões e mesmo etnias e cor de pele.

Sem comentários: